O Manobrador é uma aplicação concebida por Gustavo Costa e programada por George Sioros que permite combinar e manipular electrónicamente vários sons em simultâneo. Esta aplicação foi pensada para utilizadores com ou sem experiência musical.

 

O modo de operação é simples: o utilizador pode descarregar qualquer uma das recolhas sonoras que estão disponíveis neste site (ou noutro) e inserí-los no Manobrador. A partir daqui, terá uma pequena mesa de mistura de quatro canais onde pode controlar individualmente o volume de cada ficheiro carregado. Adicionalmente, há uma série de tratamentos digitais que podem ser aplicados a cada ficheiro, tais como a transposição em altura (tornar os sons mais graves ou agudos), transposição no tempo (tornar os sons mais curtos e rápidos ou mais longos) e o aumento da reverberação, que nos dará a sensação de estarmos num espaço acústico maior do que ele o é na realidade.

 

À medida que o utilizador se vai tornando confortável com o Manobrador, poderá gravar as suas misturas de sons e depois partilhá-las no Porto Sonoro ou noutro espaço que ache apropriado. Para essas misturas serem incluídas aqui neste site, basta entrar em contacto connosco!

 

A aplicação está ainda numa fase terminal de testes. Caso a pretenda testar e enviar sugestões, contacte-nos para lhe enviarmos a aplicação: sonoscopia@gmail.com

 

Download