Manobras no Porto 2012
Apresentação do Centro de Investigação e Documentação

 

No próximo dia 5 de Outubro a Sonoscopia irá apresentar o Centro de Investigação e Documentação nos dias de apresentações intensivas do festival Manobras no Porto. A apresentação culminará na apresentação de vários excertos sonoros representativos e na difusão de algumas peças electroacústicas escritas por alguns dos compositores Portuenses mais relevantes na área.

 

Apresentação do site portosonoro | 5 de Outubro | 19h | Largo Padre Américo | Centro Histórico do Porto ( à Ribeira)

 

Apresentação das peças electroacústicas | 5 de Outubro | 19h45  | Largo Padre Américo | Centro Histórico do Porto ( à Ribeira)

 

 

AI O CARAAAAAAA...

DE CARLOS GUEDES   

SONOSCOPIA

Duração: aprox. 10 min

Peça Electroacústica


Ai o caraaaaaaa... é uma peça que pretende apresentar de uma forma
ainda mais musical coisas que são música para os meus ouvidos: a gíria e a pronúncia do Porto.

 

Concepção e execução: Carlos Guedes 

Produção: sonoscopia associação cultural

Ficha técnica: peca electrónica de suporte fixo para sistema 5.1.

 

 

FONTINHA E OUTRAS HISTÓRIAS POPULARES

DE GUSTAVO COSTA   

SONOSCOPIA

Duração: aprox. 10 min

Instalação sonora

 

Falar sobre uma cidade é falar sobre as suas pessoas. Uma genuína transformação de uma cidade só acontece conhecendo as histórias dos seus cidadãos. O que importa reabilitar a fachada de um prédio devoluto quando não se conhecem as pessoas que o habitam? Os centros históricos de várias cidades mundiais têm sido alvo de recuperações arquitectónicas e sociais que teimam muitas vezes em transformar as vidas duras dos seus habitantes em atrações turísticas pitorescas. O Porto, no entanto, resiste e teima em manter a sua alma e identidade que vai muito além do postal ilustrado, insistindo orgulhosamente no seu sotaque e na sua forma de estar fraterna e combativa.

Fontinha e outras histórias populares resume dois anos de recolhas sonoras efetuadas no centro da cidade do Porto, e procura espelhar a simples complexidade do quotidiano de pessoas comuns através dos sons que as rodeiam e das suas histórias, contadas na primeira pessoa.

 

Concepção e execução: Gustavo Costa

Produção: sonoscopia associação cultural



SCHIZOPHONICS

DE RUI DIAS    

SONOSCOPIA

Duração: aprox. 10 min

Peça electroacústica

 

Uma narrativa sonora criada a partir de (re)combinações e transformações de sons captados em vários locais do Porto.

 

Concepção e execução: Rui Dias

Produção: sonoscopia associação cultural

Ficha técnica: Composição sobre suporte informático, para difusão em sistema quadrifónico.

 

 

MIL ESPAÇOS

DE VITOR JOAQUIM    

SONOSCOPIA

Duração: aprox. 10 min

Peça electroacústica


Andar no Porto, é ao mesmo tempo, além de andar, descobrir que não há forma de se ficar alheio ao que se ouve quando se caminha. E Mil Mundos, é isso mesmo, uma caminhada e um olhar sobre essa imensidão de sons que povoam a cidade. Mil mundos de sons vistos à lupa por um olhar que só pode ser o que é: um olhar para ouvir, porque o som se ouve ouvindo.

 

Concepção e execução: Vítor Joaquim

Produção: sonoscopia associação cultural


Sons do Porto no Future Places 2012
Apresentação no flash symposium e concerto

O projecto Sons do Porto, que engloba o Portosonoro, será apresentado na edição de 2012 do Future Places, dedicado à temática dos media digitais e cultura local. Será feita uma apresentação do trabalho desenvolvido no Flash Symposium, sexta feira, 19 de Outubro, às 15 horas, no auditório do Pólo de Industrias Criativas (Praça Coronel Pacheco). Após a apresentação será realizado um concerto com Gustavo Costa e José Alberto Gomes, baseado nas recolhas sonoras efectuadas para o Portosonoro. O concerto será às 18 horas, na Matéria Prima. Mais info em futureplaces.org.

A diversidade do património cultural imaterial
Apresentação do Porto Sonoro

Porto Sonoro: documentação e interpretação artística do património sonoro do centro histórico do Porto
Participação da SONOSCOPIA na conferência A DIVERSIDADE DO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL
Auditório da Casa do Infante/Arquivo Histórico Municipal do Porto
Sexta-feira, dia 7 de Dezembro de 2012 das 14h30 às 17h30.

Porto Sonoro é uma plataforma de documentação, reflexão e transformação do património sonoro do Centro Histórico do Porto. Nos últimos dois anos, uma equipa de compositores e artistas sonoros percorreu as ruas e locais públicos do Porto à procura da identidade sonora da cidade. Os excertos registados, que englobam as vozes e os sons do quotidiano que nos rodeiam (musicais ou não), foram depois arquivados num servidor e disponibilizados num website. Estes registos ficam assim acessíveis a toda a população, tanto para uma simples consulta do registo original, como para uma eventual transformação noutra forma de produção cultural.